quarta-feira, 8 de setembro de 2010

Regulamentação da Profissão TI

A Comissão de Ciência, Tecnologia, Inovação, Comunicação e Informática (CCT) do Senado aprovou o projeto de lei número 7109/2006, que visa atender a uma antiga reivindicação do setor de Tecnologia da Informação: o reconhecimento e a regulamentação das profissões ligadas à área.
A regulamentação da profissão ao invés de resolver um problema, causou polêmica entre os profissionais de TI.Segundo a lei, para exercer a profissão de analista de sistemas, será necessário ter curso de graduação de Análises de Sistemas, Ciências da Computação ou Processamento de Dados. Acontece que no Brasil existem muitos profissionais que são graduados em outras áreas que atuam em gestões de TI. Sem contar com vários profissionais que cursaram cursos específicos, como ERP, SAP ou Oracle por exemplo.
Assim, se a lei for cumprida como aprovada pela CCT, teremos uma escassez ainda maior de profissionais para atender a crescente demanda de mão-de-obra. E, como resultado, o setor continuará patinando na “meia legalidade”.
É para evitar problemas como estes que o setor precisa discutir amplamente a proposta. A decisão do perfil do profissional cabe, única e exclusivamente, à empresa contratante.
Esperamos que, durante a tramitação restante, o projeto evolua para se tornar um aliado do mercado e deixe de representar mais um entrave burocrático para as empresas.

Texto com adaptações, retirado de http://www.resellerweb.com.br/noticias/index.asp?cod=47226

Alexandre Queiroz

Nenhum comentário:

Postar um comentário