quarta-feira, 8 de setembro de 2010

Internet & Negócios: Modelos

     Atualmente é possível dizer que qualquer tipo de produto ou serviço pode ser comercializado ou oferecido na internet. Com algumas adaptações é possível comprar e vender desde pequenos artigos até automóveis. Algumas empresas possuem apenas o recurso de comercialização on-line, sem contar com um espaço físico, com produtos em exposição, o que pode ser muito vantajoso. Porém essas empresas demandam as mesmas obrigações legais de uma empresa convencional. Como por exemplo, abrir empresa, ter um contador, pagar impostos e principalmente garantir os direitos de seus consumidores.
     Três modelos dividem os negócios na internet:
  • Comerciante: comercialização de produtos e serviços reais/virtuais, para pessoas físicas/jurídicas. 
    • Comércio misto: comercialização através do meio físico e da internet;
    • Comércio virtual: comercialização exclusiva pela internet;
    • Comércio virtual puro: comercialização de produtos digitais, como por exemplo, cursos on-line;
    • Mercantil direto: indústrias que utilizam a web para vender seus produtos diretamente ao consumidor, sem passar por revendedores;
    • Profissional especializado: profissionais que utilizam a web para divulgar e comercializar seus serviços.
  • Corretagem: são os facilitadores de negócios, ou seja, aproximam fornecedores e compradores.
    • Shopping Virtual: sites que reúnem lojas virtuais, cobrando taxa mensal e comissão sobre as vendas;
    • Leilões on-line: sites que possibilitam oferta de mercadorias e realização de lances, cobrando taxa de cadastramento e comissão;
    • Portal vertical: sites que possibilitam a interação entre empresas do mesmo setor de negócio e incentiva a realização de transações;
    • Metamediários: sites que aproximam compradores e vendedores.
  • Publicidade: o chamado "Broadcasting", funcionando como a TV e o Rádio, que oferecem produtos e serviços gratuitamente ao público em geral, para que os anunciantes utilizem desses meios para veicular suas propagandas e atingir um maior número de pessoas.
    • Portais genéricos: portais de acesso a internet;
    • Portais especializados: sites especializados em determinado público ou segmento de mercado;
    • Gratuidade: sites que oferecem algum produto/serviço gratuitamente para atrair mais acessos.
     Conhecendo esses três modelos de negócio, é possível definir qual seria mais interessante para cada tipo de produto ou serviço, e assim ter novas idéias que possam tornar um novo empreendimento, em algo mais eficiente que os já existentes na internet.

Fonte: Dailton Felipini (Livro: Oportunidades de Negócios na Internet)

Postado por: Nathalia Slaghaunofi Cinegaglia
                     Daniel Romagnoli de Goes

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