quarta-feira, 22 de setembro de 2010

Aparelho permite acesso a computadores por meio da respiração

Pessoas com deficiência fisica poderão utilizar o computador usando um aparelho que é ativado pela respiração, segundo estudo, nos EUA. Por meio de uma máquina simples - que é acoplada ao nariz - o usuário poderá conduzir sua cadeira de rodas ou até mesmo jogar games na internet.
O estudo publicado nos Anais da Academia Nacional de Ciências Americanas (PNAS, na sigla em inglês) é liderado por Noam Sobel, professor de neurobiologia do Instituto Weizmann de Rehovot, Israel. Nele, explica-se que o aparelho funciona devido à pressão que a respiração nasal exerce sobre o véu do palato. Este, por sua vez, é controlado por nervos cranianos. O aparelho é resultado da tentativa de Sobel de transformar a respiração em sinais elétricos. Dessa forma, é possível controlar um cursor na tela de um computador, por exemplo, usando apenas a respiração.
Os pesquisadores chegaram a resultados extremamente satisfatórios e pretendem continuar desenvolvendo a tecnologia. O Instituto Weizmann já solicitou a patente. Caso chegue a uma etapa de produção em massa, o aparelho deverá custar por volta de 20 dólares, segundo Noam Sobel.
Fonte: eband
(Mauricio e Leandro)

Nenhum comentário:

Postar um comentário