domingo, 12 de setembro de 2010

Ferramentas hacker permitem invasão de sistemas com poucos cliques

Engana-se quem pensa que é preciso um grande conhecimento sobre computadores para se aproveitar de vulnerabilidades e invadir sistemas. Na verdade, existem diversas ferramentas e exemplos na internet, semelhantes a “receitas de bolo”, que permitem a quase qualquer um explorar uma falha e obter acesso não-autorizado a outros computadores. Essas ferramentas não são ilegais, porém são úteis nos chamados testes de penetração. A coluna de hoje trata desse assunto.
Essas “ferramentas hacker” são muitas vezes disponibilizadas de forma avulsa, ou seja, o invasor precisa encontrar um programa específico para a brecha que ele quer explorar. Em outros casos, os exploits -- como são chamados tais softwares no jargão de segurança -- são feitos para trabalhar como “módulos” dentro de outras ferramentas, mais complexas, que permitem maior flexibilidade e facilidade para seu uso e desenvolvimento.
Para especialistas em segurança e técnicos que sabem da existência desses softwares, eles são um constante lembrete de que nenhuma falha de segurança pode ser ignorada, especialmente depois de conhecida publicamente -- o que geralmente significa divulgação na internet.


Usuários, por outro lado, muitas vezes pensam: “mesmo que meu sistema seja inseguro, por que ele seria alvo de alguém com tanto conhecimento sobre informática?”. Adotar essa atitude é um erro. Além de existirem milhares de códigos maliciosos que fazem uso de brechas existentes no Windows e em programas populares entre usuários domésticos (como Acrobat, Flash e Office), esses 'exploits' podem ser obtidos e usados por quase qualquer um que tenha um conhecimento mínimo de sistemas e redes. Em grande parte dos casos, não é preciso nenhum conhecimento em programação para se aproveitar de uma falha.
 
Fonte:http://g1.globo.com/Noticias/Tecnologia/0,,MUL1022787-6174,00-FERRAMENTAS+HACKER+PERMITEM+INVASAO+DE+SISTEMAS+COM+POUCOS+CLIQUES.html
 
Paulo Gifalli
Mauricio G. Sahão

Nenhum comentário:

Postar um comentário