quarta-feira, 15 de setembro de 2010

O controle da internet é intensificado na China pela criação de novo site de buscas.

Meses depois da Google ter transferido seu site de buscas de Pequim para Hong Kong, em protesto ao aumento da censura e a atuação de hackers, o  governo chinês criou um site de buscas para ser operado pelas megaestatais China Mobile e Xinhua com o objetivo de ampliar ainda mais o filtro de controle da internet utilizado nos últimos dois anos na rede para controle de conteúdo dos 420 milhões de internautas do país.
O Partido Comunista acredita que o controle da opinião pública é uma das principais ferramentas para garanti-los no poder. Todos os meios de comunicação do país são submetidos à censura e grande parte deles é de propriedade do Estado ou do Partido.
Por exemplo, sites como Youtube, Facebook e Twitter são proibidos em todo o território chinês, bem como as informações relacionadas ao dalai lama e tibetanos exilados, independência de Xinjiang, defesa de reformas democráticas, Falun Gong e mais uma lista bastante longa a qual é constantemente atualizada pelos censores de Pequim.
No anúncio do novo site de buscas o vice-presidente da Xinhua, Zhou Xisheng, afirmou que a iniciativa faz parte dos esforços do governo para “preservar a segurança da informação e promover o desenvolvimento robusto, saudável e ordenado de uma nova indústria de mídia na China”.

FONTE: JORNAL ESTADÃO

Richard dos Santos
Eduardo dos Anjos

Nenhum comentário:

Postar um comentário