quarta-feira, 29 de setembro de 2010

Debates online concedem oportunidade a todos os candidatos

Deste julho, diversos portais têm realizado debates online entre os presidenciáveis, como o iG/MSN/Terra/Yahoo! e UOL/Folha. Os debates online permitiram que os usuários acompanhassem, discutissem e divissem opiniões sobre o debate através de diversas redes sociais, principalmente o microblog Twitter. O debate do portal iG, em parceria com os portais MSN, Terra e Yahoo!, permitia inclusive que os usuários interagissem diretamente com o debate enviando perguntas via Twitter, que seriam selecionadas ao vivo.


Os debates dos grandes portais, assim como os debates das emissoras de TV, contavam apenas com os candidatos mais bem pontuados nas pesquisas de intenção de voto. Entretanto, nas últimas semanas, os candidatos de esquerda, dos partidos menores, têm tido oportunidade de discutir e apresentar as suas ideias através de debates online.


Segundo nota no site do PCB (Partido Comunista Brasileiro), o Brasil de Fato realizou no dia 21 de setembro, às 21 horas, um debate entre os candidatos à Presidência da República, onde foram convidados Dilma Rousseff (PT), Ivan Pinheiro (PCB), José Maria de Almeida (PSTU), Marina Silva (PV), Plínio Arruda Sampaio (PSOL) e Rui Costa Pimenta (PCO). Entretanto, apenas os candidatos do PCB, PSTU e PCO compareceram, caracterizando como um debate entre os candidatos de esquerda.


Segundo os levantamentos feitos pela página do Brasil de Fato, o debate teve cerca de duas mil pessoas conectadas simultaneamente. Além disso, cerca de 7.687 internautas de dez países acessaram o vídeo e no chat, foram 5,5 mil comentários. No Twitter, foram pelo menos 500 mensagens.


Dessa forma, a internet se fortalece como uma mídia mais democráticas do que as convencionais.


Autores: Talita Cristina Pagani Britto
              Carlos Augusto Pereira de Souza


Referências:
http://eleicoes.uol.com.br/2010/ultimas-noticias/2010/08/18/folha-e-uol-realizam-hoje-1-debate-online-entre-presidenciaveis-com-dilma-serra-e-marina.jhtm
http://www.pcb.org.br/portal/index.php?option=com_content&view=article&id=1969:debate-entre-candidatos-de-esquerda-nesta-terca-feira-dia-21-as-21-horas-pela-internet&catid=73:eleicoes-2010
http://www.brasildefato.com.br/node/1340
http://ultimosegundo.ig.com.br/eleicoes/participe+do+1+debate+online+presidenciaveis+2010/n1237720121591.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário