segunda-feira, 13 de setembro de 2010

O que é Pirataria de Softwares

Há varias formas de pirataria de softwares, sendo que cada uma delas contribui para que a indústria de softwares perca anualmente alguns bilhões de dólares. A seguir listamos as formas mais comuns de pirataria de software:

Pirataria de Usuário Final

Ocorre quando os usuários fazem cópias adicionais do software sem autorização. Aqui estão incluídas as cópias casuais realizadas por alguns indivíduos em empresas que não monitoram de perto a diferença entre o número de licenças instaladas e o número de licenças adquiridas.

Venda Não Autorizada

A pirataria de revendedor ocorre quando um revendedor sem escrúpulos distribui múltiplas cópias de um único pacote de software original a diferentes clientes. A pirataria de revendedor também ocorre quando os revendedores vendem de má fé cópias piratas com aspecto de original para clientes desavisados. O que denuncia a pirataria de revendedor é a existência de múltiplos usuários com o mesmo número de série, a ausência de documentação original, um pacote incompleto, ou quando a documentação não confere com a versão do software instalado.

Pirataria pela Internet

Enquanto as empresas desenvolvedoras oferecem versões autorizadas de seus softwares para venda online, ou por meio de distribuidores/revendedores autorizados, há também numerosas operações não autorizadas ocorrendo pela Internet:
Sites piratas que disponibilizam o download gratuito do software, ou requisitam a troca pelo upload de outros programas;
Sites de leilões via Internet que oferecem cópias falsas, desviadas, ou com quebra de direitos autorais dos softwares; e,
Redes peer-to-peer que permitem a transferência não autorizada de programas protegidos por direitos autorais.
A pirataria pela Internet talvez seja o único problema a representar grande risco ao e-commerce
Realizar ofertas por tais softwares deixam você exposto às responsabilidades legais referentes a pirataria de softwares.

Falsificação de Softwares

É a duplicação ilegal e venda de material protegido por direitos autorais com a intenção direta de imitar o produto protegido. No caso de pacote de produtos de software é comum encontrar cópias falsas de CDs ou disquetes que imitam o programa de software e sua embalagem, manuais, acordos de licença, etiquetas, cartões de registro e funções de segurança.

Cracking

Ocorre quando se consegue acesso ilegal a softwares protegidos.


Fonte: http://www.borland.com/br/piracy/what_is_piracy.html

Alexandre Gouvea
Hareton Aguillera

Nenhum comentário:

Postar um comentário