sábado, 11 de setembro de 2010

Candidatos utilizam estratégias difamatórias na internet

 Em tempos de eleições, a internet deve ser uma usada como uma ferramenta ética para a propaganda eleitoral e não difamatória, como ponderou a candidata à presidência Marina Silva (PV). É preciso utilizá-la como um ambiente de apoio ao debate de ideias e não à prática de ataques a outros candidatos.

Entretanto, algumas práticas têm sido utilizadas para difamar candidatos ou promover a discórdia entre partidos.

Em maio deste ano, o PT moveu uma representação contra o PSDB a respeito de um site alojado no site do partido que visava divulgar informações difamatórias sobre a então pré-candidata à presidência Dilma Rousseff (PT), o www.gentequemente.org.br. No mês seguinte, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) multou o PSDB em R$ 10 mil pela prática.

Em agosto, a equipe da candidata Marina Silva encontrou um site com conteúdo difamatório, também contra a candidata petista, registrado ilegalmente em nome do tesoureiro da campanha de Marina, com endereço e telefones falsos cadastrados no Registro.br. O site em questão é o www.dilmentiras.com.br e a assessoria jurírica da campanha de Marina Silva já solicitou a remoção deste domínio. Uma ação fraudulenta como esta poderia ter gerado atritos entre o PV e o PT e promovido a discódia entre os partidos.

É preciso entender que, independente das informações serem verídicas ou não, a internet não deve ser utilizada para apoiar estas estratégias de acusação e difamação entre candidatos e partidos, mas sim para que cada candidato possa divulgar suas devidas propostas e permitir que os eleitores acompanhem a sua campanha.


Autores: Talita Cristina Pagani Britto
               Carlos Augusto Pereira de Souza

Referências:
http://www.hojeemdia.com.br/cmlink/hoje-em-dia/noticias/politica/marina-defende-uso-etico-da-internet-na-campanha-1.111973
http://www.artigonal.com/politica-artigos/a-politica-e-a-internet-1043137.html
http://ultimosegundo.ig.com.br/eleicoes/tse+multa+psdb+em+r+10+mil+por+site+gente+que+mente/n1237667993263.html
http://blogs.forumpcs.com.br/luis_sucupira/2010/04/06/eleicoes-2010-na-web-comecam-as-praticas-deploraveis/ 

Nenhum comentário:

Postar um comentário