quarta-feira, 20 de outubro de 2010

Redes sociais ajudaram Marina Silva a despontar como nova força política

Nesta última eleição, a preferência dos eleitores não ficou divida majoritariamente entre 2 candidatos.

A senadora Marina Silva, candidata pelo PV, começou com uma porcentagem discreta nas pesquisas de intenção de voto, cerca de 10% e, ao longo da campanha, ganhou destaque e repercussão tanto na mídia convencional quanto na internet.

Ao término das pesquisas divulgadas antes do 1º turno, Marina Silva aparecia com 18% e nas urnas atingiu pouco mais de 19% dos votos, quase o dobro dos números apontados no início das campanhas.

Cogitou-se, inclusive, a possibilidade de um segundo turno entre Marina e Dilma Rousseff, candidata pelo PT. Após o primeiro turno, a ex-candidata foi apontada por jornais internacionais como uma nova força política.

Marina e sua equipe investiram nas redes sociais para manter um contato direto com o eleitor, principalmente os jovens, o que fez com que muitos acabassem conhecendo mais sobre a candidata, suas ideias e seu plano de governo e, com isso, mobilizou os usuários das redes sociais.

Apesar de aparecer em terceiro lugar nas pesquisas de intenção de votos, Marina mobilizou mais internautas que Dilma Rousseff (PT), José Serra (PSDB) e Plínio de Arruda Sampaio (PSOL). O grande destaque da candidata do PV é o número de participantes em seus perfis no Orkut e Facebook. No Twitter (@silva_marina), apenas José Serra contava com mais seguidores do que a ex-candidata ambientalista.

Já no segundo turno destas eleições, Marina continuou em constante contato com seus seguidores no Twitter, opiniando sobre as campanhas e os debates entre presidenciáveis, inclusive pedindo a opinião de seus seguidores sobre quem ela deveria apoiar no segundo turno (muitos usuários responderam que gostariam a neutralidade da ex-candidata).

Autores: Talita Cristina Pagani Britto
              Carlos Augusto Pereira de Souza


Referências:
http://jrsaraiva.com/2010/10/marina-presidente-lidera-nas-redes-sociais/
http://www.movmarina.com.br/profiles/blogs/neutralidade-consolidara
http://revistaepoca.globo.com/Revista/Epoca/0,,EMI176818-18176,00-MARINA+PERDEU+GANHANDO.html
http://www.oficinadanet.com.br/noticias_web/3276/marina_silva_ganhou_o_debate_nas_redes_sociais
http://www.idagospel.com/2010/09/marina-silva-mais-popular-nas-redes.html?utm_source=feedburner&utm_medium=feed&utm_campaign=Feed:+Ida-Gospel+(IDA+-+GOSPEL)
http://www.correiobraziliense.com.br/app/noticia182/2010/02/26/politica,i=176015/MARINA+SILVA+INVESTE+EM+REDES+SOCIAIS.shtml

Nenhum comentário:

Postar um comentário