Quem não passou pela situação de ter editado um trabalho com tanta dedicação e depois de muito tempo ao finalizar o trabalho em sua apresentação, impressão, demonstração, enfim descobre que o computador que você está usando não tem programa que ofereça compatibilidade para o formato que o documento foi salvo. Certamente a grande maioria já foi vítima desta situação, já que existem até mesmo softwares proprietários que oferecem incompatibilidades entre versões.
A boa notícia é que está em ascensão a adoção do Open Document Format (ODF), trata-se de um conjunto de padrões para arquivos de escritório como textos, planilhas, apresentações, entre outros que podem ser adotados livremente independente de plataforma, basta para isso utilizar softwares que ofereçam compatibilidade para este padrão, uma lista completa pode ser acessada aqui. Inclusive há um e-book de Cezar Taurion cujo titulo é: “Adotando ODF como Padrão Aberto de Documentos”, pode ser baixado gratuitamente aqui, nele consta as tramitações que vem ocorrendo para que o Brasil adote um padrão aberto de documentos como já ocorreu em outros países.
A idéia de se adotar um padrão aberto é a liberdade de utilização de plataformas e softwares diferentes sem que se corra o risco de incompatibilidades. Para quem já se frustrou “muito” com incompatibilidades a adoção de um padrão aberto pode ser a solução.
[Fontes]
[Saiba mais]
[Autores]
Samuel da Silva Remoardo
Thiago Macedo Silvestre
Humm, parabéns pelas informações, esperamos que este tipo de documento faça parte o mais breve possível de nosso dia-a-dia, pois sou uma vítima da incompatibilidade!! Vlw...
ResponderExcluir