Se você pensava que jogar xadrez e outros jogos que nós fazem pensar e queimar os neurônios eram bons para o cérebro, você estava enganado. Os games que realmente deixam nossa cabeça afiada são os jogos de ação e tiros.
Uma pesquisa recém lançada, feita pelo pessoal da Universidade de Rochester, Nova York, revelou que os jogos de tiro em primeira pessoa (FPS) aumentam eficiência sensorial de nosso cérebro, fazendo com que ele tome decisões mais rápidas e mais corretas.
“Esses benefícios dos videogames são gerados apenas por games de ação, o que quase sempre significa jogos de tiro, em que o jogador anda por um labirinto sem saber quando um vilão irá aparecer. Não é exatamente o que consideraríamos otimizador para a mente. Jogos de estratégia ou RPGs não têm o mesmo efeito”, explicou um dos pesquisadores.
Algumas pessoas que participaram dos testes passaram 50 horas jogando “Call of Duty”, enquanto outras jogavam games de estratégia. Depois desse tempo, elas foram levadas para testarem suas habilidades, o que revelou uma eficiência 25% maior nas pessoas que jogaram o game de ação, ou seja, se quer ter um cérebro afiado jogue games de ação extrema.
Um fato importante é que as pessoas que jogaram “Call of Duty” além de serem mais rápidas em suas tomadas de decisões, conseguiram uma taxa de acerto maior, o que é algo muito importante, pois de nada vale velocidade sem precisão.
Gustavo Sanches
Thiago Mussato da Silva
Nenhum comentário:
Postar um comentário