Atualmente é possível dizer que qualquer tipo de produto ou serviço pode ser comercializado ou oferecido na internet. Com algumas adaptações é possível comprar e vender desde pequenos artigos até automóveis. Algumas empresas possuem apenas o recurso de comercialização on-line, sem contar com um espaço físico, com produtos em exposição, o que pode ser muito vantajoso. Porém essas empresas demandam as mesmas obrigações legais de uma empresa convencional. Como por exemplo, abrir empresa, ter um contador, pagar impostos e principalmente garantir os direitos de seus consumidores.
Três modelos dividem os negócios na internet:
- Comerciante: comercialização de produtos e serviços reais/virtuais, para pessoas físicas/jurídicas.
- Comércio misto: comercialização através do meio físico e da internet;
- Comércio virtual: comercialização exclusiva pela internet;
- Comércio virtual puro: comercialização de produtos digitais, como por exemplo, cursos on-line;
- Mercantil direto: indústrias que utilizam a web para vender seus produtos diretamente ao consumidor, sem passar por revendedores;
- Profissional especializado: profissionais que utilizam a web para divulgar e comercializar seus serviços.
- Corretagem: são os facilitadores de negócios, ou seja, aproximam fornecedores e compradores.
- Shopping Virtual: sites que reúnem lojas virtuais, cobrando taxa mensal e comissão sobre as vendas;
- Leilões on-line: sites que possibilitam oferta de mercadorias e realização de lances, cobrando taxa de cadastramento e comissão;
- Portal vertical: sites que possibilitam a interação entre empresas do mesmo setor de negócio e incentiva a realização de transações;
- Metamediários: sites que aproximam compradores e vendedores.
- Publicidade: o chamado "Broadcasting", funcionando como a TV e o Rádio, que oferecem produtos e serviços gratuitamente ao público em geral, para que os anunciantes utilizem desses meios para veicular suas propagandas e atingir um maior número de pessoas.
- Portais genéricos: portais de acesso a internet;
- Portais especializados: sites especializados em determinado público ou segmento de mercado;
- Gratuidade: sites que oferecem algum produto/serviço gratuitamente para atrair mais acessos.
Conhecendo esses três modelos de negócio, é possível definir qual seria mais interessante para cada tipo de produto ou serviço, e assim ter novas idéias que possam tornar um novo empreendimento, em algo mais eficiente que os já existentes na internet.
Fonte: Dailton Felipini (Livro: Oportunidades de Negócios na Internet)
Postado por: Nathalia Slaghaunofi Cinegaglia
Daniel Romagnoli de Goes
Fonte: Dailton Felipini (Livro: Oportunidades de Negócios na Internet)
Postado por: Nathalia Slaghaunofi Cinegaglia
Daniel Romagnoli de Goes
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