domingo, 5 de setembro de 2010

O Pioneirismo da Campanha Online

A campanha online de candidatos políticos teve início com Barack Obama no ano de 2008, onde ocorreu uma revolução no Marketing Político como nunca visto antes.
A estratégia foi comunicar-se com todos os nichos da sociedade proporcionando um ambiente favorável para que os internautas “viralizassem” a campanha de forma online ou off-line.
Segundo Alex Frachetta (http://alex.frachetta.com/) a campanha de Barack Obama pode ser dividida em três atributos:
O site, onde foi criada a comunhão de todas as ferramentas online como: MyBarackObama, BarackTVblog,doações onlinemúsicasnotícias, conteúdo personalizado por estadoconteúdo para celularloja virtualfotoswallpapers comunidades segmentadas, espaço para debates online e até um aplicativo para Iphone.
As redes sociais, onde se obteve um contato  direto com os eleitores, proporcionando o mesmo ambiente de um comício, só que online, trazendo alguns benefícios como maior alcance em menos tempo, menor custo e viralização.
E por fim a Viralização, onde os eleitores incentivados por conteúdos segmentados, sites colaborativos criaram conteúdos variados a respeito da campanha como stencilsposters e até uma música: Vote for Hope, feita pelo MC Yogi. Abaixo o clipe da música:

MC Yogi - Vote For Hope from MC Yogi on Vimeo.


Com todo esse trabalho desenvolvido pela Blue Estate Digital, Barack Obama foi eleito o Marketer of the Year 2008, dado pela AdAge, à frente da Apple.

Autor: Carlos Augusto Pereira de Souza
            Talita Cristina Pagani Britto

Referências:
          
      

Nenhum comentário:

Postar um comentário