quinta-feira, 26 de agosto de 2010

Privacidade na Internet

Com dinâmica própria, a Internet tem sido incorporada ao cotidiano dos brasileiros de todas as idades e de diferentes níveis sócio-econômicos. A rede criou novas e surpreendentes possibilidades para o internauta se comunicar, estudar, jogar, educar, se relacionar e acessar informações variadas com muita agilidade. Mas, como novo espaço público, a Internet não pode ser identificada como uma terra sem lei e do “posso tudo e ninguém me acha”.

Dessa forma, pensar bem antes de publicar fotos, vídeos, textos ou qualquer outro tipo de material que possa ser comprometedor, é a melhor forma de se evitar problemas constrangedores e situações desagradáveis que a internet pode proporcionar.



Porém se de alguma forma imagens suas, de conhecidos ou até mesmo de estranhos, mas que você perceba que caracterize abuso, ou perda de privacidade, pode ser denunciado através de uma instituição que existe a alguns anos na internet, porém poucos conhecem a SaferNet Brasil. www.safernet.org.br

Criada em Dezembro de 2005 atua na internet recebendo e agindo contra crimes de todos os tipos, inclusive contra a privacidade das pessoas.

Eles criaram a Central Nacional de Denúncias de Crimes Cibernéticos, que serve como um ponto de referência para vítimas de crimes digitais conseguirem, expor o problema e receber ajuda para encontrar os culpados.

Portanto, para aqueles que tiveram ou conhecem alguém que já teve alguma informação publicada sem autorização na internet, fica uma dica interessante de como proceder nesses casos. Além de ter no site muitas dicas interessantes de como se previnir contra esse tipo de exposição indesejada.

Autores: Alexandre Gouvea
Hareton Aguillera

Nenhum comentário:

Postar um comentário