sábado, 28 de agosto de 2010

Eleições 2010 e as mídias sociais

Com as novas resoluções para as eleições de 2010, que permitem a realização de propaganda eleitoral na internet, políticos  têm utilizado cada vez mais as mídias sociais para se aproximar dos eleitores, criado campanhas e perfis em redes como o Twitter, Facebook e Orkut, além de blogs e sites pessoais do candidato.

Esta aproximação visa manter um contato mais direto e transparente com o eleitor. Idealmente, a intenção é fazer com que os eleitores conheçam mais sobre os candidatos, engajando as pessoas, através do marketing viral, a difundir suas ideias caso se identifiquem com suas propostas.

Mas qual o limiar ético dessa aproximação?


Os eleitores precisam se sentir motivados espontaneamente a apoiar e propagar o conteúdo que o candidato divulga na internet. Se há propostas coerentes e as pessoas se identificam, certamente serão agentes difusores destas informações. Não é necessário forjar esta aproximação.

É preciso fornecer conteúdo relevante, que gere essa aproximação espontânea dos eleitores com os candidatos.

Quando um candidato adiciona um possível eleitor no Orkut, passa a seguir ele no Twitter ou envia alguma mensagem através de outras redes sociais, isto pode soar invasivo, de modo similar a ele ser abordado pelo candidato na rua.

Em contrapartida, essa aproximação permite às pessoas ter contato direto com os candidatos e propicia o desenvolvimento de um ambiente saudável para o debate de ideias.

Além disso, com uma campanha virtual bem direcionada, pode-se conhecer mais sobre o candidato, suas propostas e acompanhar sua campanha e trajetória, inclusive pós-eleição, caso seja eleito. Partidos menores, que acabam possuindo menos tempo para a propaganda eleitorial televisiva, conseguem atingir uma audiência homogênea com o uso adequado das mídias sociais. Mas isso precisa ser pautado em uma conduta ética, sem atuar como difusor de "spam" eleitoral ou utilizar a rede para difamar outros candidatos.

Autores: Talita Cristina Pagani Britto
               Carlos Augusto Pereira de Souza

Referências:
http://blogdovaldikim.com.br/?p=9553
http://www.digitalmarkketing.com/blog/2010/04/30/como-candidatos-politicos-podem-usar-as-redes-sociais-na-internet/
http://www.wbibrasil.com.br/artigo/eleicoes-2010-no-brasil-internet-candidatos-e-os-eleitores/31#axzz0xwL1SOEL
http://www.artigonal.com/politica-artigos/a-politica-e-a-internet-1043137.html

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