quarta-feira, 18 de agosto de 2010

Internet & Negócios: Internet inova o meio empresarial

A internet começou a ser utilizada para fins comerciais no Brasil em 1995. Desde então essa nova ferramenta de negócios vem crescendo a cada dia, principalmente pelo aumento da familiarização dos usuários, que já utilizam a internet com a mesma facilidade com que utilizam o telefone.

Atualmente, empresas tradicionais atuam com grande destaque no meio digital como a Americanas, Chevrolet, Natura, C&A, Extra e outras. Em 2002, as vendas virtuais do site Magazine Luiza, movimentaram nada menos do que R$ 48 milhões.
 
As empresas vêm explorando o potencial da Internet para alcançar melhores resultados. A Internet tem muito a contribuir com o serviço de atendimento ao consumidor (SAC). Encontrando o endereço do site no produto adquirido, o cliente pode entrar em contato com o fabricante, fazer suas solicitações e valiosos comentários como críticas e sugestões. Tudo isto sem congestionar as linhas telefônicas. Um recurso útil de auto-atendimento é colocar uma lista de respostas para as "perguntas mais freqüentes" (FAQ). O mais importante é a agilidade na resposta para a solução do problema. Através do site é possível conhecer os hábitos de compra dos clientes e fazer um melhor gerenciamento da relação com o consumidor (CRM).
 
De acordo com o porte da empresa é possível explorar recursos diferentes da internet, como por exemplo, as pequenas empresas podem ingressar na WEB fazendo um site grátis no provedor de acesso que assinam ou no HPG e redirecionar o domínio (URL, www) para um nome mais curto no site CJB.NET. Não precisa pagar taxa de registro na FAPESP, nem mensalidade de hospedagem para o provedor. No site a empresa pode informar: quem somos, o que vendemos (catálogo eletrônico), onde estamos e como falar conosco. 
 
Outra forma de divulgar é através de banners para atrair o interesse do consumidor garantindo uma boa visibilidade. Por ser um recurso mais barato do que as mídias tradicionais e atingir clientes às vezes inacessíveis por outras mídias, torna-se uma ferramenta muito vantajosa e que pode fazer a diferença.
 
Portanto, a internet é um recurso que esta mudando a comunicação e principalmente tornando-se um diferencial nos negócios de diversas empresas na área de recrutamento, treinamento, compra, venda, atendimento, marketing, comunicação e etc. Assim utilizando de maneira ética, a internet pode ser grande aliada dessas empresas.

Autores: Nathalia Slaghaunofi Cinegaglia
                Daniel Romagnoli de Goes
Fonte: http://www.guiarh.com.br/ac.el.html

Um comentário: