quarta-feira, 3 de novembro de 2010

EUA: segurança do voto é mais importante que rapidez de apuração

Diferentementedo sistema eleitoral brasileiro, que conta com urnas eletrônicas e transmissão de dados por meio de satélite para agilizar o processo de apuração dos votos, os Estados Unidos não confiam no sistema de contagem de votos totalmente computadorizado e ainda utilizam cédulas de votação.
O procedimento americano é manual, e em alguns Estados a cédula chega a ser do tamanho de uma folha de jornal. O eleitor preenche a cédula - em que vota para deputado, senador e governador -, que depois é escaneada. A ideia é que a justiça eleitoral americana fique com uma cópia de papel do voto.
De modo geral, o resultado dessas eleições nos Estados Unidos deve sair apenas na madrugada de quarta-feira, levando em conta que a votação em alguns lugares, como Nova York, se estende até as 23h locais. Em lugares onde a disputa é acirrada, como o Alasca, a apuração pode levar alguns dias.
No Brasil, no primeiro turno das eleições deste ano – em que estavam em jogo cargos de presidente, governador, senador, deputado federal e deputado estadual -, do encerramento do pleito à divulgação dos resultados levou-se cerca de três horas. No segundo turno, o processo foi agilizado com a transmissão de dados via satélite.

Fonte: http://ultimosegundo.ig.com.br/mundo/eua+ausencia+de+sistema+eletronico+torna+lenta+apuracao+de+votos/n1237817811997.html#3


Hareton/ Alexandre

Nenhum comentário:

Postar um comentário