domingo, 30 de outubro de 2011

Você sabe o que é "Copyleft"?


 
(Os quadrinhos de "Mimi & Eunice" que você leu aqui foram disponibilizados através de uma licença semelhante ao Copyleft, o Share-Alike. )

Quando Stallman iniciou o movimento pelo software livre com o projeto GNU, ele concebeu um tipo de licença de direitos autorais que assegurava a manutenção das liberdades em versões reproduzidas e melhoradas dos programas. A esse tipo de licença, Stallman deu o nome de "copyleft" (esquerdo autoral), num trocadilho com "copyright" (direito autoral).

"Ao invés de simplesmente abrir mão dos direitos autorais, o que permitiria que empresas se apropriassem de um programa livre, modificando-o e redistribuindo-o de forma não livre, Stallman pensou num mecanismo de constrangimento que assegurasse a manutenção da liberdade que o programador havia dado ao programa.

O mecanismo pensado era reafirmar os direitos autorais abrindo mão da exclusividade de distribuição e alteração desde que o uso subsequente não restringisse aquelas liberdades.
Em outras palavras, a pessoa que recebia um programa livre, recebia esse programa com a condição de que se o copiasse ou o aprimorasse, mantivesse as características livres que tinha recebido: o direito de rodar livremente, de modificar livremente e de copiar livremente.

Com isso, os programas livres, frutos de esforços coletivos voluntários, ganhavam uma licença que garantia que mesmo que as empresas quisessem usá-los e distribuí-los, o fizessem de forma a manter suas liberdades iniciais."

 O Linux, principal sistema operacional gratuito no mercado, desenvolvido pelo finlandês Linus Torvalds, foi criado de acordo com os conceitos do "copyleft".  
 O "C invertido dentro de um círculo" é o símbolo do copyleft. Ele é o símbolo do copyright espelhado. Ao contrário do símbolo copyright, ele não tem significado legal. 


*¹ Toda licença copyleft é Share-Alike (distribuído sempre nas mesmas condições), mas não necessariamente o inverso, já que algumas licenças Share-Alike podem incluir mais restrições, como proibir o uso comercial. Temos como exemplos de Share-Alike algumas permutações das licenças Creative Commons.

*² GNU é um acrônimo recursivo para "GNU's Not Unix!", escolhido porque o projeto GNU é baseado no UNIX  ("Unix-like"), mas se difere por ser software livre e não conter código UNIX.
O ícone do Share-Alike pela Creative Commons
uma variante do símbolo copyleft.



Adaptado.
Inclui texto por Pablo Orteladdo, do Centro de Mídia Independente (CMI): "O QUE É 'COPYLEFT'?".

Fontes:
http://www.sunnet.com.br/home/Noticias/O-que-e-Copyleft.html
http://www1.folha.uol.com.br/folha/informatica/ult124u12307.shtml
http://www.blogosferalegal.com/2010/08/significado-de-copyright-e-copyleft.html
http://creativecommons.org/

-Ulisses

Nenhum comentário:

Postar um comentário