quinta-feira, 1 de setembro de 2011

Jogo de computador para ajudar no tratamento de doença

O professor de computação e matemática da Grã-Bretanha, David Day, criou um jogo para ajudar no tratamento da filha que tem fibrose cística. Ele conta que as sessões de fisioterapia têm sido difíceis pelo fato da impaciência da filha. Então decidiu, com a ajuda de colegas, a desenvolver um jogo para tornar o tratamento mais divertido e agradável.
Quando a criança respira por uma máscara que é conectada ao computador, ela controla personagens e formas ao respirar com uma determinada força. Pesquisadores colocaram um dispositivo na máscara, que converte a respiração em sinais eletrônicos, fazendo com que controlem os personagens na tela.
A fibrose cística é uma doença grave e não tem cura, o sintoma mais sério é a dificuldade para respirar. As crianças precisam da fisioterapia para que possam expelir o muco dos pulmões, senão o acúmulo de bactérias pode agravar o estado de saúde do paciente.
Day espera conseguiu verba para fazer o teste com mais dez crianças, entre 6 e 9 anos.
No Brasil, o grupo Grupo Brasileiro de Estudos de Fibrose Cística, afirma que há mais de 2,5 mil pacientes com fibrose cística, onde para cada paciente diagnosticado no país, há quatro sem diagnóstico.


Ellen M. Kurokawa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário