Você sabia que pode fazer download de CDs com coleções de softwares em código aberto prontos para instalar livremente em micros com Windows?
Normalmente oferecidas como um arquivo em formato de imagem de disco, você pode transferi-las para CD ou DVD com o auxílio de seu programa preferido de gravação e aí usá-los para instalar livremente os softwares onde preferir – incluindo na substituição de equivalentes piratas nos computadores de estudantes, pequenas empresas e outras categorias de usuários em que o orçamento de TI pode ser insuficiente para os equivalentes proprietários.
OpenDisc
A proposta do OpenDisc é oferecer software de código aberto e alta qualidade para Windows, e ele a cumpre trazendo versões atualizadas regularmente e prontas para instalar de uma série de aplicativos para produtividade, multimídia, Internet e utilitários, além de jogos – tudo em código aberto.
Entre os aplicativos incluídos no OpenDisc podem ser encontrados vários nomes conhecidos do público em geral, tais como OpenOffice, Notepad2, PDFCreator e Firefox.
CyanCD
Outra alternativa é o brasileiro CyanCD, distribuído na forma de uma imagem ISO para download e gravação em um CD comum e contendo os arquivos de instalação de grande variedade de aplicativos e utilitários de código aberto.
Iniciado em 2006 e distribuído como “brinde oficial” em bom número de install fests e outros eventos de código aberto voltados ao público em geral no Brasil, em seus primeiros anos de atividade o CyanCD não adotava o critério de incluir apenas softwares livres (com disponibilização do código-fonte e permissão para distribuição inclusive de versões modificadas), mas sim aceitava qualquer software cuja licença permitisse a livre redistribuição do original.
Outras opções
OpenDisk e CyanCD oferecem conjuntos pequenos, incluindo apenas softwares considerados adequados – quanto a funcionalidade, qualidade, atualização, etc. – pelos curadores das respectivas coleções.
fonte: http://www.techtudo.com.br/platb/linux/2011/01/12/instalando-softwares-livres-no-windows
Hugo e Vitor
Nenhum comentário:
Postar um comentário