Um problema antigo que tomou proporções muito grandes devido à capacidade de disseminação de informações na internet, é o Bullying (que significa ameaçar, intimidar). Segundo pesquisa, encomendada pela ONG Plan e feita em março deste ano, cerca de 20% dos jovens em idade escolar relatam que já sofreram algum tipo de agressão ou ameaça por meio da internet, dados que superam inclusive os índices no ambiente escolar, que ficam em torno de 17%.
As consequências segundo especialistas são graves, levando as vítimas a depressões, perda de auto-estima e confiança, dificuldades para dormir e se relacionar com colegas. Normalmente as vítimas dessa pratica costumam se calar, ficando mais difícil perceber esse problema.
Algumas dicas podem ajudar os pais a perceberem quando os filhos são vítimas de bullying, segundo psicólogos falta ou excesso de apetite, isolamento de parentes e amigos, medo de ir à escola podem ser alertas para o problema. Ainda segundo psicólogos a melhor forma de lidar com esse assunto é manter uma relação de confiança e muito diálogo entre pais e filhos.
Fontes: Youtube, Google Imagens, Portal R7, Jornal Estadão
Hareton / Alexandre
Nenhum comentário:
Postar um comentário