segunda-feira, 23 de agosto de 2010

[Software Livre] O que é e por que é tão importante?



O conceito de software livre se baseia em um tipo de licença que garante ao usuário do software o suporte a liberdade para executar, compartilhar, distribuir, estudar, modificar e aperfeiçoar o software de interesse. A Free Software Fundation (Fundação para o Software Livre) ou FSF, organização que encabeça o movimento do Software Livre no mundo foi fundada em 1985 por Richard Stallman e criou uma definição mais precisa desse tipo de licença, clique aqui para saber mais.

Um software distribuído livremente precisa ser acompanhado do código-fonte e também de uma licença que garanta as liberdades mencionadas acima sendo que a mais conhecida é a GNU GPL ou GPL (General Public License) traduzido Licença Pública Geral.

Há quem trate a questão do software livre como filosófica ou política mas a verdade é que este trabalho colaborativo tem despertado para uma nova visão a respeito do mercado de software no qual prevalece a cooperação e não mais a concorrência como ocorre com softwares proprietários.

Diversos projetos que foram iniciados timidamente, atualmente são extremamente respeitados e em alguns casos reinam absoluto como principal solução. Mas onde estão esses softwares? Certamente todos que já acessaram a Internet pelo menos uma vez na vida já tiveram contato com software livre direta ou indiretamente. Várias comunidades online mantém repositórios que sustentam uma lista infindável de projetos disponíveis nos mais variados seguimentos como acontece com o Source Forge, repositório muito respeitado pelo seu vasto conteúdo.

Além do combate a pirataria por ser uma alternativa ao software proprietário a principal vantagem do software livre está no custo da licença e este é o fator determinante para muitas pessoas e até mesmo para muitas organizações adotá-lo é sinônimo de economia e qualidade. Tanto que muitos países principalmente aqueles em desenvolvimento como o Brasil também estão aderindo em peso o Software Livre em suas repartições públicas.


Deu para perceber que o Software Livre veio para ficar, e não apenas isso, mas também inovar na produção mundial de softwares com abordagens muito interessantes como define Eric S. Raymond em seu livro “A catedral e o bazar”, onde relaciona dois modelos colaborativos de desenvolvimento de software livre.

Ser livre para escolher, utilizar e melhorar um software certamente garante maior comodidade, acessibilidade e poder para o usuário. Experimentar software livre certamente é um novo horizonte onde a contribuição de todos pode garantir a liberdade de todos.

Nas próximas postagens estaremos relacionando diversos softwares proprietários e suas alternativas livres.

[Fontes]
http://br-linux.org/linux/faq-softwarelivre                                        

[Saiba mais]

[autores] 
Samuel da Silva Remoardo
Thiago Macedo Silvestre

3 comentários:

  1. Olá!
    Que surpresa! Este é o primeiro Blog da USC.
    Parabéns ao Coordenador do Curso, à Profª Patrícia Bellin Ribeiro e aos alunos. Este é mais um meio de comunicação e interação para a Universidade.
    Abraços,
    Célia C.Costa

    ResponderExcluir
  2. Parabéns pela iniciativa, o blog está bem legal.

    ResponderExcluir